O festival Se Rasgum celebra 20 anos de resistência na indústria cultural no próximo sábado, 6 de setembro, com uma programação diversa que mistura regionalidade, indie rock, shoegaze e new wave.
O line-up conta com mais de dez artistas da cena musical nortista, nacional e internacional, desde nomes que já passaram por grandes festivais até apostas que despontam como a nova cara da música alternativa. Por isso, a Zoog Sounds separou 6 artistas que você não pode perder, confere aí.
Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo
Se consagrando como um dos maiores nomes do indie rock nacional, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo promete um show que junta o caos sonoro do rock experimental com a delicadeza poética da música brasileira. O grupo possui dois discos lançados pelo selo RISCO, sendo o primeiro homônimo, produzido por Ana Frango Elétrico, e o segundo Música do Esquecimento, lançado em 2023.
Terraplana
A banda curitibana Terraplana vai mexer com o público do festival com a sua sonoridade atmosférica que remete a subgêneros do rock alternativo como o shoegaze, dream-pop e post-rock. O grupo vem se destacando na cena independente brasileira desde o lançamento de seu primeiro álbum, Olhar Para Trás, de 2023, ano em que se apresentou no festival Primavera Sound, abrindo para o show solo da banda Slowdive, um dos maiores nomes do shoegaze.
Teenage Fanclub
Um dos grandes pioneiros do power pop e folk rock, o grupo Teenage Fanclub deve trazer sua sonoridade marcante para o público do Se Rasgum. Com mais de 30 anos de carreira e 11 discos lançados, a banda é conhecida por sua identidade sonora própria, marcada por riffs afiados de guitarra juntos de um lirismo melódico cativante, considerada por Kurt Cobain como “a maior banda do mundo”. Nessa nova turnê, o Teenage Fanclub faz sua estreia em solo paraense e garante uma performance para ficar pra história do festival.
Crizin da Z.O.
Com repetições líricas, batidas de funk como pano de fundo, sequências eletrônicas frenéticas, letras repletas de malícia e ironia, o show do Crizin da Z.O. vai transportar o público para o universo caótico próprio do caos urbano e das periferias. O grupo vem ganhando destaque no circuito de festivais nacionais, chegando em Belém com o espetáculo do disco Acelero, um dos álbuns mais aclamados de 2024, que, inclusive, entrou para o Radar Zoog.
Fernanda Abreu
Nome que revolucionou o pop brasileiro, Fernanda Abreu iniciou sua trajetória em 1982 como vocalista da icônica Blitz, uma potência do new wave nacional. Em 1990, lançou seu primeiro álbum solo, SLA Radical Dance Disco Club, obra visionária que misturava samples, loops e batidas eletrônicas, hoje reconhecido como uma referência do synthpop no Brasil e que em 2025 celebra 35 anos.
Com uma presença de palco vibrante e shows sempre magnéticos, Fernanda já marcou seis edições do Rock in Rio, a última em 2019. Agora, ela traz toda essa energia única para os 20 anos do Se Rasgum, prometendo uma apresentação inesquecível.
Julia Mestre
Após conquistar o público com o Bala Desejo, grupo que se tornou um fenômeno da música brasileira recente, Julia Mestre vem mostrando sua força como compositora e intérprete em carreira solo. No palco do Se Rasgum, ela apresenta a turnê Maravilhosamente Bem, um espetáculo que transita entre canções que misturam brasilidade, frescor e intensidade poética.
A edição especial de 20 anos do festival Se Rasgum acontece no Porto do Futuro, em Belém, e os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Foto: Biel Basile

Deixe um comentário